terça-feira, 15 de maio de 2012

O PT é podre por inteiro!

O objetivo precípuo deste blog é jogar tomates em diversas formas de pensamento esquerdista que dominam o sistema de ensino, a geografia e os debates públicos no Brasil contemporâneo. E, como não gosto de ficar repetindo o que já sai publicado em outros blogs e sites, costumo escrever textos de uma a duas páginas com reflexões sobre assuntos mais gerais dentro desse campo temático, tais como epistemologia da geografia, doutrinação no sistema de ensino, reforma agrária, e vários outros. Só que isso toma um certo tempo, motivo pelo qual publico a cada três dias, mais ou menos. O resultado é que, muitas vezes, tenho vontade de opinar sobre algum fato do momento, mas, como gasto vários dias para postar dois ou três textos sobre temas que já estão na fila, o momento acaba passando sem que eu tenha me manifestado a respeito. Em vista disso, resolvi alternar os textos de uma a duas páginas sobre discussões mais gerais com textos breves sobre acontecimentos em curso. 


Este, portanto, é o primeiro dessa série de textos que comentam notícias sobre fatos do momento, os quais serão marcados pela imagem acima. Assim, se alguém que passa por aqui preferir ler apenas os textos mais gerais e mais longos, é só pular aqueles marcados com essa imagem. 

Arregaçando as mangas

Começo então por parabenizar o jornal O Globo pelo editorial que publicou denunciando a estratégia que vem sendo executada na CPI sobre o caso Cachoeira, a qual, dominada pelo PT e seus aliados (como Collor!), está servindo para desviar a atenção pública do julgamento do "mensalão" e para intimidar a imprensa independente (sobretudo a revista Veja). Quem quiser ler o comentário da revista sobre o editorial, é só clicar aqui

Entretanto, faço também um reparo à passagem em que o editorial trata de "blogs e veículos de imprensa chapa-branca que atuam como linha auxiliar de setores radicais do PT [e que] desfecharam uma campanha organizada contra a revista VEJA na esteira do escândalo Cachoeira/Demóstenes/Delta".

Ora bolas, até quando esse papo de "setores radicais" servirá para relativizar o caráter antidemocrático e reacionário do PT? Quando eu era jovem, toda manifestação de autoritarismo político e anacronismo ideológico do PT era logo atribuída a algum grupo minoritário de "xiitas", como se dizia na época. Por suposto, a maioria do partido devia então ser formada por gente muito democrática e moderna. Eu, enquanto fui simpatizante do partido, no começo da graduação, acreditava nisso. Deixei de ser simpatizante justamente quando o meu contato direto com seus militantes no "movimento estudantil" me mostrou que todas as correntes do PT eram autoritárias e anacrônicas! 

E, olhando em retrospecto, dá para notar que o partido já era bem pior ainda do que parecia na época. Afinal, a corrente majoritária do PT nos anos 1980 era a Articulação, a qual tinha Lula e José Dirceu – acusado pela Procuradoria Geral da República de ser o chefe da quadrilha do "mensalão" – como seus líderes mais importantes. Mas não são justamente eles e as pessoas que os cercam os maiores inimigos atuais da imprensa independente e de outras instituições democráticas, no Brasil e no exterior? Além disso, os grupos ideológicos radicais caíram fora do PT logo no primeiro governo Lula, devido à aliança deste com políticos feito Collor e à continuidade de várias políticas herdadas de FHC. Não faz sentido, portanto, supor que os males do PT estão somente em algumas alas menores, muito menos "radicais".

Em resumo, O Globo foi certeiro em acusar que a CPI do Cachoeira está sendo usada para desviar a atenção do julgamento dos "mensaleiros" e intimidar a imprensa independente, mas erra terrivelmente ao sugerir que o PT é um partido democrático com uma banda podre. O PT é podre por inteiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado e está aguardando moderação.