quinta-feira, 4 de julho de 2013

Foi Henfil quem disse "o povo brasileiro é safado"!

"O povo brasileiro é safado"
As pessoas da minha faixa etária se lembram muito bem do Henfil. Para os mais novos, vai aqui um brevíssimo resumo biográfico. O cartunista e jornalista Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil, nasceu em 1944, em Ribeirão das Neves (MG), e cresceu na periferia de Belo Horizonte, onde fez os primeiros estudos. Frequentou um curso supletivo noturno e um curso superior em Sociologia, mas o abandonou após alguns meses. 

De meados dos anos 60 até sua morte, em 1988, fez grande sucesso como quadrinista, chargista e humorista, dedicando-se quase que exclusivamente ao humor político. Ele era abertamente socialista, como se vê, por exemplo, em seu livro Henfil na China, de 1980, que eu li quando era jovem.

O autor defendeu as supostas conquistas sociais do regime comunista chinês com base no relato de uma viagem que fez ao país como jornalista. Nada de documentação histórica ou estatísticas para dar uma perspectiva geral do tema. Ele visitou uns poucos lugares, entrevistou grupinhos de pessoas, e concluiu que na China comunista se vivia melhor do que em Hong Kong... Mas, como se dizia um intelectual independente e libertário, criticava a falta de liberdade de expressão naquele país, bem como a subserviência dos chargistas chineses ao regime. Ainda assim, não disse uma palavra sobre campos de concentração e torturas (claro, seus guias jamais iriam levá-lo para conhecer presídios e coisas assim).

Já no Brasil...

Os mais famosos personagens do Henfil

Aqui por estas plaguas, Henfil ganhou notoriedade por combater a ditadura militar, como se viu na luta pela anistia e na campanha das Diretas Já, por exemplo. Ele foi um simpatizante de primeira hora de Lula e do PT, defendeu-os sistematicamente, mas não gostava de ser chamado de petista, socialista e nem de anarquista. Elogiava até figuras das alas radicais do partido, como Maria Luiza Fontenele, mas tinha também grande admiração pelo empresário e político Teotônio Vilela. 

Enfim, ele era da turma que a esquerda considera "do bem". Mas como foi então que soltou a pérola: "o povo brasileiro é safado"? Isso não é coisa de direitista, de gente "das elite", de racista? Bem, a verdade é que ele disse aquilo justamente por ser de esquerda! Vou explicar o contexto em que essa estupidez foi dita no próximo post, pois agora estou sem tempo. Informo apenas que decidi ressuscitar o caso Henfil porque ele é emblemático do momento atual, em que grupelhos de esquerda saíram a promover depredações em nome do "povo" e, como de hábito, o tal "povo" lhes deu uma banana. Aí, como o governo de turno é também de esquerda, a saída dos petistas foi acusar a "extrema direita" (hein?!) e a imprensa, a qual desqualificaria os partidos. Os bodes expiatórios de sempre.

Henfil foi o esquerdista mais sincero consigo mesmo que eu já vi na vida.

Postagens relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado e está aguardando moderação.