Primeiro, vejamos algumas informações publicadas no site do jornal Gazeta do Povo:
A APP-Sindicato, que representa os professores da rede estadual de ensino [do Paraná], disse nesta quarta-feira que considera inconstitucional o projeto da "Escola sem partido", protocolado nesta semana na Assembleia Legislativa. O sindicato afirma que vai procurar a OAB e o Ministério Público para tentar barrar a aprovação da proposta.De acordo com seus autores, que "importaram" a ideia, apresentada neste ano em vários estados e municípios, é impedir que os professores doutrinem ideologicamente os seus alunos. Eles afirmam que a categoria estaria usando a sala de aula para "fazer a cabeça" dos estudantes. O projeto prevê a afixação de cartazes dizendo itens que os professores estariam obrigados a respeitar.Para Marlei Fernandes, representante do sindicato, o projeto é fruto de uma "onda conservadora" e fere a liberdade de atuação dos profissionais. Além disso, segundo ela, a proposta vai contra os direitos sindicais da categoria. "Nós falamos para os alunos sobre a realidade. Não se trata de doutrinação", diz ela.
É óbvio que os professores falam aos alunos sobre a realidade, mas é incontestável que a realidade social vem sendo distorcida, em livros didáticos e também nas salas de aula, em função de interesses ideológicos, partidários e até corporativistas. Não vou me repetir neste texto, mas deixo indicada abaixo uma lista de livros, artigos e posts que demonstram o quanto é falsa a afirmação da representante do sindicato citada acima. Mais textos a respeito podem ser encontrados clicando no marcador "doutrinação" deste blog.
LIVROS E ARTIGOS
BARRETTO, N. R. Reforma agrária: o mito e a realidade. 3. ed. São Paulo: Artpress, 2003.
CALDEIRA, J. História do Brasil com empreendedores. 1. ed. São Paulo: Mameluco, 2009.
CALDEIRA, J. História do Brasil com empreendedores. 1. ed. São Paulo: Mameluco, 2009.
DINIZ FILHO, L. L. Por uma crítica da geografia crítica. 1. ed. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2013.
GRAZIANO, X. O carma da terra no Brasil. São Paulo: A Girafa Editora, 2004.
GIAMBIAGI, F.; SCHWARTSMAN, A. Complacência. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
LOCH, F. S.; DINIZ FILHO, L. L. O Brasil na globalização: crítica à perspectiva de Milton Santos
NARLOCH, L.; TEIXEIRA, D. Guia politicamente incorreto da América Latina. 1. ed., São Paulo: Leya, 2011.
POSTAGENS
- Professores usam a ciência como ideologia corporativista
- Vesentini ganha dinheiro e perpetua bobagens com CTRL C, CTRL V
- Professores fazem doutrinação por terem sido igualmente doutrinados
- A escola oculta o genocídio socialista!
- Enfim, alguém assume que faz militância ideológica quando representa estudantes e quando é professor
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